Pesquisar

14 de out de 2013

Resenha: O Caminho Do Poço Das Lágrimas - André Vianco

Título: O Caminho do Poço Das Lágrimas
Autor: André Vianco
Editora: Novo Século 

Páginas: 208
Comprar: Preços
Avaliação: 4/5



Resenha: "E Quando o pai acorda, já não se lembra de nada. De como havia dormido ali, de onde o carro estava..." 

E é assim que André Vianco começa uma história comovente e surpreendente. O livro 'O Caminho do Poço das Lágrimas' começa de uma maneira confusa, tanto para o leitor quanto para as personagens, que acordam no meio da relva, numa floresta sombria e assustadora. Após o choque de não saberem onde estão, Jonas -pai- Ingrid e Bosco - filha mais velha e o caçula- se vêem obrigados a atravessar a floresta por um lugar estranho, um caminho de pedras grotescas e mal encaixadas, o caminho do poço das lágrimas... E então eis que surge uma pessoa diferente, um senhor e seu cachimbo, que adverte o grupo a nunca sair do caminho, seja por qual motivo, pois as consequências seriam inevitáveis; e depois desaparece sem deixar rastros. Um personagem que me fez pensar em possíveis pessoas.

O enredo é sobre um grupo perdido que queria voltar para casa, e que de certa maneira encontra uma saída; mas também uma lição muito terrível.
Esse é o primeiro livro que leio do Autor, e posso dizer que adorei. As personagens são bem construídas, todo o cenário é bem detalhado. Adorei a narrativa do autor que é em 3° pessoa, mas não deixa de transmitir o sentimento das personagens. É como se cada pessoa que encontramos no livro existisse de verdade, e ditasse seus sentimentos para o autor.

Cheio de metáforas, a história revela aos protagonistas uma lição de vida muito valiosa, do quanto perdemos nosso temo com coisas fúteis, de como nos entregamos de mais à coisas que não deveriam, e principalmente o valor familiar.. O caminho do poço das lágrimas é do tipo de livro que você gosta ou não, pois abrange também um tema que ainda é um tabu: A morte. E também mexe com o imaginário, criando situações extremamente  fantasiosas mas com um fundo de verdade. Confuso? Sim, mas muito bom! Às vezes parece que o livro não vai dar em nada, pois os acontecimentos não são tão grandiosos, mas no fim eles são compensados! A leitura é medianamente fluída, agradável! 

Em suma é um livro muito triste, mas surpreendente. Alguns personagens que eram os 'favoritos' no fim se revelam os verdadeiros vilões e causadores de toda a dor e sofrimento que o livro trás. Ao mesmo tempo, como ponto negativo, o livro foi um pouco previsível previsível para mim, eu deduzi o que havia acontecido com o grupo logo nas primeiras páginas, e o que pensei veio logo a se confirmar no fim do livro. Mas nada que tire a qualidade do livro, que contém ilustrações magníficas feitas pelo Lese Pierre. Adorei tudo, as personagens, as ilustrações, o bom trabalho da editora como livro, a história.. é um livro que vale a pena ser lido.

Querem ver fotos das ilustrações? 







7 comentários:

  1. EU QUERO FOTOS!

    Po, vale mesmo a pena ler André Vianco? Baixei uns dele pra ler, mas ainda não tive coragem, to com medo de me decepcionar.

    Samukão
    http://coupleliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Samuka, esse aí eu curti bastante até.. é um livro pra refletir alguns valores e tal.. Fui ler outro depois deste, o 'O Sete' e me decepcionei, achei ruim pra caramba.. Tenta ler esse, se não gostar... Hehe o/

      Excluir
    2. Tento sim \o/ Baixei Bento aqui, logo menos lê-lo-ei

      Excluir
  2. Oie Fer
    falou em livro triste, falou em Jacqueline rs
    sempre quis ler algo desse cara (todos falam tão bem), quem sabe eu comece por esse.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  3. Hey!

    Nunca li nada do Andre Vianco, mas sempre tive vontade. Não tô na época pra livros tristes :/ mas ficou aqui na listinha, quando passar a fase deprê eu leio!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie,

    Depois desta resenha o livro já está na lista e quem sabe não se torna o próximo que lerei?
    Indiquei o Novelo de Letras em uma TAG no meu blog.

    Beijos
    http://palavrasfrasesepensamentos.blogspot.com.br/2013/10/tag-incentivo-leitura.html

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada do André Vianco, apesar de já ter ouvido vários elogios as obras dele.
    Esse em particular não me chamou muito a atenção, quem sabe mais para a frente eu leia.
    Bjo

    ResponderExcluir

Ei blogueiro - não deixe spam por aqui, o mundo agradece!

Ei leitor - escreva o que quiser, munido de respeito e coerência, porém.